segunda-feira, 29 de novembro de 2010

13 - M/Y Mirage - Ultimo dia - LUXOR

O dia sempre amanhece lindo no deserto! Esta manhã está especialmente boa, dormi como um anjo! Sei que o dia será puxado hoje, temos vários lugares para visitar.
Ainda dentro da cabine pergunto à Pri o que era que ela queria me falar ontem à noite, ela faz uma cara preocupada e diz:

- Cris, ontem à noite estava assistindo a CNN espanhola e passou uma reportagem sobre Paris e Londres, falando que eles receberam um alerta de bomba terrorista. A torre Eiffel estava fechada, todos os aeroportos com polícia redobrada e em Londres a mesma coisa!

Olha a situação! Estamos no Egito, ela fala de uma noticia que ouviu em um canal espanhol sobre um alerta de atentado na França!

Respondi:

- Sério? Isso não é nada bom! Preocupei também!

Ficamos sérias, pois daqui a uma semana estaremos lá, e este tipo de notícia não é bom de você saber quando está viajando. Nossos planos são de voltar ao Cairo para visitar as pirâmides e outros lugares, depois iremos para a Turquia e finalizando em Paris por dois dias.
Combinamos que se as noticias continuassem falando a respeito da bomba terrorista que desistiríamos de pedir “a benção” em Paris. O que seria uma pena, pois os planos são ótimos para a visita, já que nós duas conhecemos a cidade e os pontos turísticos, a visita seria para ir a lugares bem específicos que depois eu conto.

Estamos nos arrumando para tomar café e ela me pergunta:

- Cris, você também tinha algo para me contar, o que era?

Mudei a fisionomia, comecei a rir e falei:

- Ontem a massagista deu a entender que achava que nós duas éramos um casal!

- Quêee? Tá falando sério? A Pri falou com cara de espanto.

- Tô falando seríssimo! E caí na risada.

- Mas por quê? Ela pergunta.

- Ah! Não sei por que! Talvez seja por causa do anel que temos igual, usando no mesmo dedo! Respondi.
- Ahh! Mas me faltava essa agora! E saímos rindo da cabine para o café.

Estamos navegando para Luxor, capital da província de mesmo nome, que cresceu a partir das ruínas da cidade de Tebas e situa-se a 670 km do Cairo.
Nosso primeiro passeio pela manhã será em Deir El-Bahari, o complexo funerário de alguns faraós dentre eles o de Hatshepsut, rainha que se “transformou” em homem para reinar.

 Hatshepsut viveu há cerca de 3 mil anos. Filha de Tutmés I e da rainha Ahmose, casou-se com o meio irmão Tutmés II, como era costume. Quando o marido morreu, o herdeiro oficial, Tutmés III, ainda era criança. Desta maneira, Hatchepsut assumiu o poder – e governou por cerca de 20 anos, num dos mais longos e pacíficos reinados da história dos faraós. Para ter credibilidade, uma das técnicas que usou, foi a de vestir-se como um homem, colocando inclusive uma barba postiça no queixo, a marca registrada dos faraós.





É bem verdade que o dia estava especialmente quente, em torno de 47º! Acho que foi o pior dia desde que chegamos!

Enquanto subíamos lentamente, era possível ver e admirar a beleza deste lugar, e creio que seja mais quente do que os outros lugares por causa da encosta calcária que serve de apoio para o templo e bloqueia o pouco ar que circula por lá.

No trajeto a Pri fala que não está bem, reclama do calor e está visivelmente incomodada e irritada.
Penso comigo mesma: “Mas que mau humor!”
Ao chegar ao terraço principal,  ela não consegue mais andar, encosta-se na parede e lentamente vai deslizando até sentar no chão.


Entrei no pátio interno do templo para fotografar e admirar as belas construções que estão lá. Fiz algumas fotos e voltei para saber como ela estava. Mas quanto mais eu perguntava, mais irritada ela ficava.

- Vamos embora! Ela disse.
- Mas Pri a gente acabou de chegar! Respondi.

Ela abaixou a cabeça e resmungou alguma coisa que não entendi.

Era melhor me apressar se quisesse fazer fotos, por que ela realmente não estava nada bem!
 Falei então:

- Descansa um pouco e entra aqui neste pátio é maravilhoso! E depois vamos embora.


                                                        Ela entrou...
                                               Ficou 2 segundos...e saiu!

Ele pediu para eu bater a foto...depois pediu gorjeta


O dia estava apenas começando! Estaríamos o tempo todo com aquele sol na cuca e me preocupei com o estado da Pri, mas desisti de falar ou perguntar qualquer coisa, aprendi que nessas horas com ela, é melhor ficar quieta.
Fomos em silêncio para a van, e ao mesmo tempo estava torcendo para que ela ficasse bem, seria muito chato chegar até lá e ela não poder curtir o passeio. De qualquer forma a van é sempre um lugar maravilhoso de ficar.
Estamos a caminho do Vale dos reis, mas antes damos uma parada para apreciar o Colosso de Memnon, que é a designação atribuída a duas estátuas gigantescas do faraó Amen-hotep III.
Estas duas estátuas eram entendidas como guardiãs do templo funerário do faraó.
O templo tinha cerca de 385.000 metros, sendo um dos maiores da antiguidade, mas foi completamente destruído devido às inundações do Nilo e à extração de materiais.


                                Veja o policial armado passeando entre nós.

Com o ar condicionado e um pouco de água, a Pri estava melhor, mas não muito! Quase não desceu do carro para fazer esta foto.

Quando chegamos ao Brasil, fui pesquisar sobre o terrorismo no Egito, e descobri algo que me deixou muito impressionada e triste!

O lugar que acabamos de sair, o Templo de Hatshepsut, foi o palco de uma ação terrorista em 1998. Turistas, exatamente como nós, no mesmo horário, haviam acabado de chegar e estavam nos terraços fazendo fotos e admirando o lugar, quando um grupo de 8 ou 10 terroristas entraram atirando e mataram 70 turistas que estavam lá. Poucos sobreviveram.
Está no youtube, se quiser saber mais coloque: Terror em Luxor.

Este era o assunto que o Abdul não quis comentar quando estávamos em Kom Ombo, era deste ataque terrorista que ele não quis falar!
Só aqui entendi o mal estar da Pri tadinha. Acho que de certa forma ela canalizou estas energias e isso a deixou sem forças quase que "literalmente".
 
Quando percebi o que tinha acontecido, dei razão para aquele mal estar, não deve ter sido fácil não!

De qualquer forma estávamos indo para outro lugar bacana, e tudo ficaria bem!

Nenhum comentário: