domingo, 3 de abril de 2011

Vantagens e Desvantagens de Escolas Grandes x Escolas Pequenas

Esta foi uma das primeiras dúvidas que tive quando precisei decidir sobre escolas.

Hoje tenho a certeza que na época, apesar de ainda ter algumas dúvidas, tomei a decisão correta.
Lembro de imaginar meu pequenino em um lugar onde ele pudesse sentir a segurança necessária para poder brincar e desenvolver-se livremente e ao mesmo tempo que "eu mãe" pudesse sair tranquila em sabê-lo feliz.

Estas considerações que vou fazer, são pessoais, e fundamentam-se na experiência de mãe e dona de uma escolinha, que apesar de não ser mais minha, ainda continua a exercer este papel tão importante na vida das crianças.

É sabido, que um bom suporte educacional fundamenta em grande proporção o desenvolvimento sadio da criança, por outro lado se isto não acontece com responsabilidade este momento torna-se uma referência com prejuizos em grande escala e de difícil contorno posterior, visto que, é nesta fase que a construção da personalidade está acontecendo.

Ao buscar uma instituição educacional para os filhos devemos estar atentas a alguns fatores importantes, a escola deverá ser um aliado ao suporte educacional que voce tem em casa, ou seja, ela não é a responsável pela educação dos nossos filhos, esta responsabilidade é nossa, dos pais, mas ela deve sim, incentivar e alavancar os valores que achamos importantes e com os quais compactuamos no nucleo familiar e social.

 Desta forma então, buscamos uma instituição que esteja alinhada com os valores que julgamos importantes serem estimulados nas nossas crianças.

ESCOLAS GRANDES:

Vantagens:  Ao buscar uma escola grande para dar inicio a socialização infantil, voce encontrará uma estrutura, teoricamente bem formada. Normalmente são escolas que investem bastante na formação dos profissionais, possuem brinquedos e salas de aula com boas condições de uso e um bom numero de assistentes para as atividades de higiene, recreação e atividades extras.

Estas escolas possuem uma linha educacional que é estimulada desde cedo, por exemplo: Se for uma escola católica, alguns elementos serão valorizados desde o jardim da infância, o mesmo acontece se for uma outra linha educacional. Isto não quer dizer que sendo de outra religião a criança não possa estar lá, não é isso, mas esteja ciente que alguns elementos estarão presentes na formação das crianças.

O mesmo acontece com escolas que, não tendo caráter religioso buscam valores que julgam necessários para a formação do caráter, ás vezes estimulando a competitividade alegando ser esta uma boa ferramenta para uma pessoa de sucesso. Isso deve ser  bem explorado e questionado pelos pais a fim de ver se eles estão em acordo com o que esperam para seu filho.

A adaptação da criança em uma escola grande pode facilitar seu desempenho posterior em situações onde ele precise das referencias sociais aprendidas desde cedo, à fim de buscar seu lugar no contexto no qual está inserido, logo este aprendizado sendo estimulado cedo dará a criança a segurança necessária para identificar rapidamente o que precisa ser feito para ser aceito.

Desvantagens:  O ambiente de uma escola grande muitas vezes deixa os pequeninos assustados, o que dificulta a adaptação, e a adaptação é o passo fundamental deste inicio.

O barulho, as brincadeiras  e até mesmo o espaço físico do local de recreação muitas vezes dificulta o processo inicial. Ela vem de um ambiente acolhedor cercada de atenção e o processo de transição para este outro espaço deve ser lento e gradual, o que muitas vezes não é possível pela grande demanda de atenção necessária para as outras crianças. A não ser que a escola tenha disponível alguém para fazer isso especificamente, o que é dificil.

Em escolas grandes normalmente as mães não tem permissão de estar no ambiente escolar para acompanhar este processo. Isto gera um alto nivel de ansiedade em ambos, e este é um grande complicador desta fase.

ESCOLAS PEQUENAS

Vantagens:  As escolas pequenas para educação infantil, possuem uma característica que em muito me encanta! Ao buscar um lugar para os pequenos o que esperamos sempre é que nossas crianças tenham individualidade, ou seja, todos sabem o seu nome desde a professora até a encarregada da limpeza da escola.

Logicamente que isso é muito mais fácil acontecer em um lugar pequeno do que em um lugar grande.

Lembro de quando estava fazendo a adaptação do Victor na escola, fiquei numa sala espelhada observando e chegou ao meu lado uma senhora que segurava uma vassoura e fez um comentário, ela disse: Voce é a Cristina mãe do Victor né? Olha como ele está se divertindo!

Aquilo foi tão importante para mim! A senhora da limpeza já sabia o nome do meu filho! E cá entre nós, quem gosta dos nossos filhos adoçam a nossa boca!

As salas de aula em escolas pequenas possuem capacidade menor, logo a chance do seu filho ser "ele mesmo" é de 100%. As professoras tem tempo de saber detalhes sobre seu filho e conhecendo-os bem a formação do vínculo é maravilhosa. E isso tranquiliza a todos! Mães, pais e filhos!

As atividades extra curriculares tem mais espaço para a inclusão da familia neste contexto, por exemplo, é comum ter o dia das histórias, onde algumas vovós são convidadas a fazer este papel. Alguns passeios também são acompanhados por algumas mães, o que é muito bom, pois isso também promove um novo circulo de amizades muito agradável.

Desvantagens: É possivel voce encontrar escolas pequenas que não possuem parceria com escolas grandes, é dificil, pois, atualmente isso esta acontecendo bastante, se este for o caso voce corre o risco de fazer uma quebra de estilos. O que não chega a ser um problema, pois acho que o melhor lugar para os pequeninos é aquele em que eles sintam-se protegidos e amados.

 Minha opinião pessoal, bem como a minha escolha à alguns anos atrás foi por uma escola pequena, adorava a forma como o Victor era ele mesmo lá dentro. Eu era a Cris, mãe do Victor, que gostava mais das aulas de artes do que das aulas de trabalhos com giz.


E isso foi fundamental para ele, pois sentia-se como em casa, eu o via feliz para ir e por lá fiz boas amizades, as quais mantenho até hoje!

Um beijo!

Cris

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha querida, muito obrigada pelos posts!!!

Estao me ajudando muito e tenho certeza que estao ajudando outras mamaes!!!!

Obrigada pelo tempo, pelo empenho epelo carinho.

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha