segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hoje não vou ligar...



Fonte: Google
Não vou ficar em dúvida entre as coisas das quais gostava e que por garantia sempre comprava de novo e de novo, mesmo ouvindo: “Não precisa se preocupar com isso!”

Não haverá festa, nem o chá com as amigas, a Patricia não irá passar a cera e ela não usará blush, o espelho está no mesmo lugar, mas a cadeira já não está mais lá.

Tudo mudou, o tempo, a ordem dos talheres, as plantas foram trocadas de lugar, mudaram-se, na verdade, só a palmeira no vaso grande que não, ela ainda está lá e estranhamente as hortênsias secaram todas, morreram deixando a grade do portão totalmente à amostra.

O dia começava cedo, mais pela ansiedade do que por necessidade, era uma menina a esperar a chegada das amigas, a mesa começava a ser arrumada ainda pela manhã, escolhia a toalha, a louça, e era sempre garantia de sorriso um presente para a casa.

Abre a janela para ventilar, depois separa a toalha de mesa, coloca no colo e volta para a sala, a camisa branca já foi passada, a calça é aquela nova bege, e em cima da penteadeira estão os anéis e pulseiras que sempre descobre gostar quando sai com a minha irmã. O perfume - bem...este pode ser o que a Cristina está usando, por que eu adorei – dizia ela.

Fonte: Google
Pontualmente as meninas começam a chegar, uma a uma, trazem embrulhinhos nas mãos e imediatamente a sala se inunda de aromas e novidades sobre os filhos, netos e um novo médico – aquele filho do fulano, que maravilha de menino! – Conhecem bem, pois com certeza alguma delas foi vizinha, amiga ou até mesmo parente da mãe, do pai ou da tia do Dr. Fulano. Coisa de quem morou a vida inteira na mesma cidade.

São amigas há cinquenta anos... Acredita? Meio século de amizade, casamentos separações, histórias e todas reunidas relembrando e rindo das mesmas coisas. Que bonitinhas que são. Ainda trocam receitas e dicas de maquiagem, mostram as fotos das férias, dos netos, bisnetos, contam orgulhosas as conquistas deles como fossem também suas, e na verdade são!

Cumplicidade, bolo e chá tudo ali na mesa de aniversário entre um salgadinho e outro.

Fonte: Google
As conversas se cruzam, falam ao mesmo tempo em duplas ou em trios, e todo mundo se entende, eu e minha irmã vamos trocando as garrafas de chá e café,  vamos abastecendo os pratinhos e entre idas e vindas respondemos algumas perguntas sobre nossos filhos e maridos ou trabalho.

A tarde avança, o relógio voa nas horas e em pouco tempo já estamos lavando a louça e comentando o sucesso de mais um aniversário, o momento esperado é quando sentamos as três para finalmente lanchar e rir dos eventos vividos.

Beijos, abraços e uma espiadela nos presentes, comentários de como estava bom e que bolo delicioso era aquele!

Mais um aniversário de casa cheia de risos, perfumes e histórias.

Ela se foi e onde está não consigo ver, nem abraçar nem beijar.

Por certo terá uma festa linda também, com outros convidados, outros amigos e amigas, terá o pai e a mãe, outra energia. Minha visita será interna, recolhida, de olhos fechados e sozinha.

Faz parte do novo aprendizado, do novo nascimento por que é isso que acontece quando as mães se vão, temos que reaprender tudo de novo. Tudo MESMO!
 Ainda é muito difícil a ausência...acho que para sempre será!



Mas no teu aniversário mãe, meu coração te beija, te abraça e te acolhe, reconheço desde sempre o teu amor por nós e depois de muito chorar entendi que realmente é isso que importa e é o que sobrevive a tudo, vence o tempo, a distancia, o espaço e o infinito.

Por isso hoje não vou ligar, não posso mais fazer isso, meu pensamento já chegou aí para te dizer o quanto te amo e o da Vanise também.

No silencio sem festa, nem chá, nem bolo apenas nós três abraçadas e unidas como sempre foi e como para sempre será! 

Temos em mãos girassóis, para enfeitar o teu jardim que com certeza você já deu um jeito de fazer, a Vanise está cuidando das tuas violetas e da Belinha e eu mantenho a casa do jeitinho que você gostava, como vê estamos seguindo em frente, órfãs da tua presença mas vivas graças ao teu amor.


Feliz aniversário mãe! Que Deus continue te iluminando, Amém.



Nenhum comentário: