quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Vida nos Detalhes...

Estou dando uma pausa nas historias de viagem para escrever no " Legal de Ver", daqui a pouco elas voltam, mas preciso registrar com palavras algumas consideracoes vividas.

(peco desculpas pela falta de acentos, meu teclado esta maluco!)

Nao vou me alongar nas grandes maravilhas do universo,  tampouco nas bencaos infindaveis que recebemos todos os dias, isso e realmente uma dadiva mas, muitos textos falam disso e nao quero ser repetitiva.


Quero falar dos detalhes, das coisas pequenas, do que nao e dito, do que fica no ar, percebido apenas para quem esta atento.

Os detalhes muitas vezes sao os grandes iluminadores de um evento, uma situacao, um fato. Sao eles que na grande maioria das vezes fazem " Toda " a diferenca!

Um sorriso de canto, um olhar de aprovacao, um gesto de gentileza, uma piscada de olho, um bilhetinho na mala. Coisinhas pequenas, sem alarde, sem anuncios, sem preparacao.



Os detalhes entre familia, entre casais, entre maes e filhos, entre pais e filhos, entre irmaos. Detalhes que conhecemos dos amigos, dos colegas de trabalho...Coisinhas que ao serem reveladas por um olhar atento, produzem uma descarga maravilhosa de hormonios da felicidade e que inevitavelmente se revelam num sorriso de alegria por saber-se observado carinhosamente por alguem. Isso e impagavel!

Estes pequeninos eventos quando observados e valorizados, muitas vezes transformam-se numa historia otima de ser contada e melhor ainda, tornam-se o grande diferencial de uma experiencia vivida. Eu amo os detalhes!

Quando nos despedios de alguem de forma definitiva, as coisas que ficam alem das historias sao os detalhes observados pelas pessoas que conviveram com ela. Lembramos da forma de sorrir, do jeito de comer, de dormir, de caminhar, de ajeitar o travesseiro etc...tantas coisas juntas que construiram aquela pessoa, na verdade eram uma combinacao de detalhes que agrupados davam o "Tom" daquela personalidade. E e disso que temos saudades.

Quando buscamos na memoria algo para recordar, muitas vezes nao atentamos para algo, que possivelmente poderia fazer toda a diferenca em uma reacao, escolha ou decisao. E ao rever a situacao, quando um detalhe se revela...PUFF!! Muita coisa pode mudar!


E a vida segue, continua no seu ir e vir...e vamos nos em busca dos grandes acontecimentos, grandes sonhos e grandes conquistas que tambem sao otimos e dos quais tambem vou em busca. Mas convido ao detalhe, ao pequeno, ao nao evidente, ao nao revelado imediatamente...este movimento de "entrelinhas" poucas vezes vislumbrado e encanador!!

Quero propor o toque de leve na mao, no jeito de que seu irmao ou irma tem de organizar as suas coisas (isso e real para mim! Minha irma e otima nisso!), no riso solto quando nao se pode rir e so alguem que te conhece sabe que voce vai explodir numa gargalhada!

Proponho a visao de raio "X" nas relacoes focadas no pequeno, no cutucao em baixo da mesa, no olhar que "fala tudo", na lingua que voce e seus irmaos inventaram para falar na frente dos pais para que eles nao entendam nada! E assim poder dizer o que quiser!!

Proponho lembrar de uma musica que tenha sentido em sua vida, do dia ou roupa que voce usava no seu primeiro beijo, proponho fazer o exercicio do pequeno e buscar no detalhe de algum evento, algo que te faca sorrir novamente, que te faca arrepiar, ficar feliz por lembrar! Vale qualquer lembranca, desde que te faca sorrir.

Este e o meu desejo para voce em 2011!! Desejo que voce busque todos os maravlhosos detalhes de sua vida, que te fizeram sorrir, e que ao traze-los de volta a vida eles te facam sorrir novamente!!

Desejo que a sua melhor lembranca seja permeada de detalhes maravilhosos, engracados e que esta lembranca seja forte o suficiente para trazer ao presente a mesma forca que te motivou a sorrir na primeira vez.

Desejo um Natal e Ano Novo repleto de detalhes maravilhosos para serem lembrados com carinho por muitos e muitos anos!!

Um beijo e ate mais!!

2 comentários:

Jusane disse...

Cris querida que saudades de vc, cada vez que leio teus textos mato um pouco desta saudade...um beijo no coração

Unknown disse...

Querida amiga! Nossa que espaço bacana que criaste! Que foto é esta dos teus olhos!!!!!Maravilhosa Bjos Ana