terça-feira, 7 de dezembro de 2010

15 - Templo de Luxor

A visita à casa de essências foi muito legal, principalmente por que o rapaz que nos atendeu, um jovem entre os 23 e 25 anos estava fazendo a sua primeira venda em espanhol.  
Assim que ele começou a falar notei um homem com um “ar” de supervisão a nos cuidar e principalmente ao rapaz.
Não foi uma boa sensação, ele ficava espiando e parecia estar orientando o rapaz atrás de nós, que já estava bastante nervoso em ter que falar outra língua tão diferente do árabe. Deve ser muito difícil para eles, e o pobre estava visivelmente nervoso.
Ao perceber isso, comentei com a Priscila que eu achava ser a primeira vez que ele estava apresentando o trabalho. Mais tarde confirmei esta teoria e fiz questão de pedir ao Abdul que traduzisse um elogio ao rapaz para o chefe.

De qualquer forma, esta visita é imperdível se você for ao Egito, afinal lá é o berço da descoberta. Há essências para tudo o que você imaginar, desde eucalipto até as mais famosas utilizadas pelas grandes perfumarias atuais. Para quem gosta de perfume é o paraíso!
O descanso nesta visita foi providencial! Tomamos chá, sentimos aromas maravilhosos e é claro, compramos uma caixa cada uma, com algumas das melhores essências que já vi na vida!

O passeio para Luxor começa ao entardecer, nesta altura ouvimos novamente o chamado das mesquitas para oração, é sempre lindo presenciar este momento!
Chegamos ao templo com um pouco de luz do dia, e é simplesmente magnífico!


O Templo de Luxor está situado à margem oriental da cidade de Luxor e estende-se do Norte para o Sul.  A construção foi iniciada pelo rei Amenhotep III e em seguida continuada por Ramsés II, no entanto o templo era tão importante que muitos outros faraós contribuíram para a melhoria do invólucro com a decoração, as construções adicionais e relevos. Entre eles estavam Tutankhamon que assumiu o projeto após a morte de Akhenaton e muito mais tarde Alexandre, O Grande.
 O templo também foi dedicado à tríade de Tebas: Amon, Mut e Khonso, como o templo de Karnak, estes dois templos estão ligados por uma avenida de esfinges, lembra? Comentei no post anterior as novas descobertas desta avenida.





A entrada do templo era guardado por dois obeliscos, no entanto, Mohamed Ali, um líder árabe, decidiu trocar um dos dois obeliscos que guardavam a frente do templo por um relógio francês. Resultado: a simetria do templo foi irremediavelmente comprometida; o relógio, que hoje está localizado na Mesquita de Alabastro, deixou de funcionar há mais de 100 anos; e o obelisco de Luxor hoje decora a Place de La Concorde em Paris.

A decadência da grande cidade de Tebas – legendária capital do império durante vários séculos, famosa em todo o mundo e chamada pelos gregos de “Tebas das cem portas” – começou no ano 672 a.C. com os saques de Assurbanipal.
Em 84 antes de Cristo, a cidade outrora esplêndida foi quase totalmente destruída pelos Ptolomeus, os novos soberanos do Egito, que assim pensavam sufocar o sentimento nacionalista que se opunha a sua estirpe, a Alexandria, a nova capital.
Durante a dominação romana, Tebas era um mar de ruínas. Nos primeiros séculos da nova era, entre as ruínas, instalaram-se comunidades coptas que convertem os santuários dos deuses tebanos em igrejas cristãs, mais tarde estes templos são convertidos em mesquitas.
Em torno das ruínas, crescem novos povoados: sobre os restos da velha capital dividida pelo canal, vão formando-se Luxor ao sul e a pequena aldeia de Karnak ao norte.
Em Luxor, o único testemunho do seu grandioso passado é o templo que os egípcios chamavam de “Harém de Amon no sul”. Templo quase que inteiramente construído por Amenofis III, ampliado por Tutmosis III e terminado por Ramsés II.


                             Entrada do Templo de Luxor com duas estátuas de Ramsés II


Ao lado esquerdo do pátio logo na entrada, existe uma mesquita conhecida como “A Mesquita de Abou El Hagag” que pertence a uma figura religiosa descendente da linhagem do Califa Ali.
Era um santo muçulmano que nasceu em Baghdad no século XII, partiu para Meca, e logo viajou para o Egito, instalando-se em Luxor. Foi conhecido por sua piedade e devoção.
Quando faleceu foi sepultado num mausoléu pequeno no lado oeste do pátio de Ramsés II, e no século XIX a atual mesquita foi erigida.
 É curioso saber que há um grande festival religioso e popular na cidade de Luxor em que se celebra o nascimento deste Imam devoto no dia 14 do mês árabe “Shaban”.





Esta colunata foi construída por Amenhotep III e logo foram decoradas por Tutankhamon e Hormohep, essas colunas formavam parte de uma avenida por onde passavam as procissões do grande festival Opet, que era celebrado durante o segundo mês da estação da cheia do Nilo e continuava durante 24 dias.
No festival do Opet As barcas sagradas da tríade de Karnak visitavam o templo de Luxor e regressavam outra vez ao seu lugar em Karnak.

                                    Pátio de colunatas construída por Amenhotep III







Tutankhamon



                                        Ramsés II e a Rainha Nefertari, sua esposa preferida













Karnak e Luxor definitivamente são maravilhosos e apesar do dia cheio, temos a certeza de que foi um dos melhores dias por aqui.
Lamentamos perder a companhia do Abdul, ele foi realmente um ótimo guia, teve muita paciência, bateu fotos lindas, sugeria lugares, poses e nos protegia dos insistentes vendedores de lembrancinhas inúteis.
Vamos para o navio onde teremos um jantar de despedida com apresentação de uma dançarina de Dança do Ventre e de outro show bem interessante com um dançarino com panos.

Muito bem com todo o povo no navio que ela podia escolher para dançar quem é que ela chama?


Ao final da noite eu e a Pri temos uma mistura de sentimentos, estamos felizes pelos passeios, mas estamos tristes por termos que nos despedir de Abdul.
Ao começarmos as falas para sair, ele nos orienta de como devemos proceder pela manhã ao sair par o aeroporto, diz que para os camareiros e atendentes do hotel devemos deixar a gorjeta dentro de um envelope e colocar o numero da cabine.
Já tínhamos pensado em como fazer para deixar a gorjeta para ele, estávamos com o envelope em mãos.
Ao entregarmos o envelope ele diz:

- Muito obrigada, o dinheiro vai para os filhos, mas a amizade vai para o coração!
Enquanto fala, sua voz está embargada, e é perceptível a sensibilidade que este senhor grandão de paciência larga tem ao nos abraçar carinhosamente para se despedir.

Ele pede para termos cuidado no Cairo, e diz que se for preciso podemos ligar.

Mas antes quer uma foto com nós duas.


Voltamos para a cabine, para arrumar as malas, pela manhã não veremos mais o Abdul, ele já terá partido bem cedo para estar com a sua família.

Comentamos enquanto arrumamos as coisas o quanto tivemos sorte com o Abdul, e ficamos torcendo por todos os deuses egípcios para  que nosso guia no Cairo não fosse o Haissan.

Vamos ver.

6 comentários:

Beth disse...

Oi Cris!
Adorei o blog, principalmente os post do Egito, comecei do primeiro e não parei de ler até o último. As fotos estão lindas, parabéns!
Agora me diz se o universo não está conspirando a favor, hoje eu almoço com a Ana Candida, ela me fala do teu blog com a tua viagem ao Egito e era justamente essa a notícia que eu ia dar a ela, estou indo pro Egito!

Cris disse...

Oi Beth!! Legal voce ter gostado, fico muito feliz!! E muito obrigada! E claro! O universo conspira sim...e muito!! Pode apostar. Voce vai se apaixonar pelo Egito, e um lugar magico, encantador, fascinante...tudo de bom! Mas previna-se com um otimo protetor solar, chapeu e oculos...rsrsrs...depois e so aproveitar. Precisando de mais algumas dicas e so falar. Bejao!

Beth disse...

Cris, obrigada pela dica, já vou colocar o chapéu na mala! Em que mês vces foram? Preciso de algumas informações práticas: vocês fizeram cambio para moeda local, mas eles aceitam euro né? Qual a média de gasto diário no cruzeiro? Qual é o valor da "propina"? Bom, qualquer outra dica que lembrares é bem-vinda.
bjos

Cris disse...

Ola Beth! Fomos agora em Outubro, que e considerado baixa temporada, principalmente por causa do calor, que e em torno de 45 a 47 graus quando voce vai?
Voce esta indo sozinha ou em grupo? Por que dependendo, as informacoes sao bem direfentes.
Bem quanto as questoes praticas: Vacina contra a Febre Amarela com 10 dias de antececencia no minimo da viagem, chamo esta vacina de o outro passaporte para entrar no Egito. Voce podera comprar o visto de entrada no pais qdo chegar, voce vera o guiche antes de passar pela imigracao, moleza! O visto custa em torno de 15 a 20 dolares, aproveitei tambem para fazer o cambio para Pounds troquei 50 dolares. Se me recordo bem foram 120,00 pouds na troca. Nao aconselho comprar em euros, a nao ser que voce seja muito boa em negociar, e para isso va preparada, nunca aceite o primeiro preco de NADA!
No cruzeiro nao gastamos quase nada , estava tudo incluido no pacote que compramos, refeicoes e cafe da manha, pagamos apenas as bebidas. E no final a gorjeta foi colocada em um envelope com o numero da cabine, para os camareiros e garcons.
As gorjetas concordamos em 10 pounds, e um bom valor para eles, mas depende um pouco do passeio, se e longe ou trabalhoso, costumavamos aumentar este valor.
Uma dica bem importante , sempre indico para as meninas serem cuidadosas com as roupas, nao usar degotes, transparencias ou roupas muito justas, isso nao e bem visto, e sera simpatico com os costumes muculmanos.
Qualquer coisa a mais que voce precise ou eu lembrar...vamos nos falando! Bejao.

Beth disse...

Oi Cris! Vou em fevereiro com uma amiga, acho que as temperaturas não são tão altas, no máx uns 25 graus.
Nosso pacote é de 12 Dias: Cairo - Luxor - Aswan - 4 noites no cruzeiro pelo Nilo e 3 noites no lago Nasser.
A vacina e a carteira internacional já estão prontas. Fiquei nervosa só de ler o teu post sobre a vacina da Pri, ainda bem que tudo terminou bem.
Ah, recebi o recado da Ana, vou te ligar sim, obrigada! bjos e um Feliz Ano Novo!

Unknown disse...

Sogra!
o blog cresceu muito desde a última vez que passei por aqui!!
ele tá ótimoooo!!!
quase chegando em mil visitass! ai que delicia!
um beijo!!