terça-feira, 9 de agosto de 2011

20 - A Cidadela de Salah-El-Din no Cairo



Entre conversas em árabe e espanhol, Haissan divide-se em atenção, enquanto isso estamos, eu e a Pri, conversando na língua do “i”, como disse antes, foi a única forma de falar e comentar as coisas sem que ele entendesse, e também uma pequena retaliação por ele estar sempre falando em árabe na nossa frente sem traduzir nada...rsrsrs...ele entendeu isso e perguntou que língua falávamos, eu disse que era um dialeto inventado por mim. Imediatamente ele quis aprender!

- Ah, me ensina então! Ele disse.
- Ok, você me ensina árabe? Respondi.

Caímos todos na risada! Impossível qualquer uma das situações.

Estamos chegando a um complexo de construções maravilhosas e um dos pontos turísticos mais populares do Cairo, situada sobre um esporão de pedra calcária, é parte do Morro do Muqattam, conhecido como uma das mais belas vistas da cidade do Cairo. É também chamada de a Cidadela de Saladino.
Esta cidadela foi fortificada por Saladino no sec. XII em 1176 para defendê-la contras os ataques dos cruzados, na parte interna da fortaleza se encontram a magnífica Mesquita de Mohamed Ali e a Mesquita El-Naser Mohamed, a única edificação mameluca que resta na cidade.

O filme mostra o ritmo das nossas caminhadas.

Sabe...Hoje olhando as filmagens e lembrando todas as peripécias do Haissan...até acho graça!

A regra é: Eu caminho na frente, vocês me seguem e eu fico chamando vocês! Olhem só!



Olha a foto que foi feita a pedido!









Enquanto entramos, Haissan esforça-se em explicações e cuidados, responde perguntas e tenta falar com calma!
 Maaaas...ele só tenta...veja no video ele falando sobre a construção enquanto alguns homens fazem a manutenção do lugar que felizmente esta sendo revitalizado...daria um doce para quem me traduzir o que ele diz para o pobre homem que está fazendo seu trabalho...Ahh! Depois vale a mesma regra do “eu vou correndo na frente e blá...blá...blá!



O dia está bem quente, no entanto, a visão que temos da Mesquita de Muhammad Ali é tão deslumbrante, tão arrebatadora, que nem o sol nem o calor são capazes de atrapalhar. É uma construção belíssima, maravilhosamente rica em detalhes. É também conhecida como a Mesquita de Alabastro, devido ao seu belo revestimento em pedra.
Construída durante os anos de 1830 e 1848 por Muhammad Ali Pasha em honra a seu filho primogênito que havia falecido pouco antes, a mesquita está em um ponto de destaque dentro do complexo da antiga Cidadela de Saladino. Em estilo otomano, é uma das maiores mesquitas já construídas, e passa dos 80 metros de altura.
     Os tapetes do interior da mesquita são ainda os originais, e o túmulo de Muhammad Ali Pasha, em mármore carrara, pode ser visitado logo na entrada principal.

                                                     Foto do site: http://www.eujafui.com.br/

Uma das curiosidades do local é o relógio em bronze que fica no pátio aberto, e que foi recebido como um presente do Rei Luis Felipe, da França, em retribuição ao obelisco do Templo de Luxor presenteado pelo soberano egípcio Muhammad Ali e que se encontra hoje no centro da Place de La Concorde, em Paris. Já comentei isso no post de Luxor.

                                                 Foto do site: http://www.eujafui.com.br/

Outra curiosidade, é a semelhança com a Mesquita Aya Sophia em Istambul (comento sobre ela depois), e não é por acaso, pois, o arquiteto foi o mesmo em ambas.

Estamos ansiosas, pois, à medida que chegamos perto da mesquita aumenta a curiosidade de conhecer esta maravilha por dentro, logo percebo um detalhe, nossos lenços ficaram no carro, não sabíamos que a visita seria agora, e por experiência sei que não estamos com os trajes adequados para entrar. Comento com a Priscila e ela na mesma hora diz:

- Mas é brincadeira, por que ele não avisou que a visita seria agora? Como vai ser?

Ele ouviu, acho que ele tem olhos e ouvidos atrás da cabeça também, por que enquanto caminha na frente consegue “ver” e ouvir tudo!

- Não se preocupem! Vocês podem alugar a roupa para entrar.

- Ok! Disse a Pri. Nossos lenços estão no carro, você não avisou da visita na mesquita, então agora você resolve!

Ele ficou sério e disse:

- Mas é bem baratinho!

A Pri riu e falou:

- Melhor pra você então, nem vai gastar muito! E começamos a rir da carinha que ele fez!

Rapidamente ele encaminhou-se e começou a conversar com o cara que estava na entrada, acho que explicando, não sei...o fato é que ele falava e ria e nos apontava...em outra encarnação vou aprender árabe!


Quando nos chamou, nossas roupas estavam separadas foi só vestir, tirar os sapatos para começar o deslumbre!





 Seguimos enfim, para dentro da mesquita, e ao chegarmos, ouvimos a chamada para a oração o que considerei acolhedor, e senti estar na hora certa e no lugar certo, não sou muçulmana, mas achei muito simpática a coincidência de horário e lugar.







O lugar é lindo, deixo as imagens falarem por si, o áudio ficou um pouco prejudicado, pois haviam pessoas usando o aspirador no momento, mas vejam que beleza!


 


Após uma breve explicação sobre o Islã, terminamos a visita com uma bela visão do Cairo, agora é perfeitamente compreensível o porquê é um dos lugares mais visitados, a vista panorâmica da cidade é espetacular, além de estratégica.

Minha câmera-girl tremeu um pouquinho, mas fez imagens lindas!

 A próxima parada é para o almoço, em um restaurante lindo, depois, o bairro Kopta...mas isso é daqui a pouco!


                                     

6 comentários:

Anônimo disse...

kkkkk....Amei!!!

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Dani disse...

hehe... ai minina, que cara chato! eu ia sofre com ele, pq sou lenta na minha caminhada! haha...
Cris, queria sua ajuda!
Como você sabe, voou pro Egito em dezembro, e estou me preparando. Não vou com agência, mas ficarei em hotel, mesmo encontrando meu amor por lá...
Você tem alguma dica de onde ficar, digo, alguma região onde eu possa localizar hotéis mais seguros... Outra coisa, qual é a melhor forma de levar dinheiro pra Egito? Eu comprei alguns dolores e carreguei aquele cartão travaler card visa, mas não sei se é a melhor~opção...

Obrigada!!
Beijos e boa semana!

Cris disse...

Olá Dani Querida!

Encontrar seu amoreco vai ser tudo de bom menina! Que coisa boa! Dani posso me informar de locais e te passo com certeza, conheci o Cairo como turista, mas graças ao blog tenho amigas muito fofas que ja moraram por la e com certeza ficarão felizes em ajudar. Eu levei dólares, mas já no aeroporto fiz o cambio, é mais barato e mais seguro fazer a troca por la mesmo, você faz isso quando for comprar o visto de entrada, é no guichê ao lado.
Creio que você esta bem garantida sim, de qualquer forma sugiro não andar somente com dólares, pois em qualquer lugar do mundo isso chamaria a atenção né? Vamos falando para qualquer outra coisa que vc precise ok? já...já te passso informações de lugares.

Beijão e fique com Deus!

Dani disse...

Oi Cris!
Nossa, muito obrigada pela ajuda! Vai ser bom ter mais informações além daquelas que a gente lê nos guias! :)
Você se lembra mais ou menos quanto custa pra tirar o visto lá? Aqui sai por 280,00 reais...
Obrigada novamente!
Beijos

Cris disse...

Dani! Então, não tenho certeza se foi R$ 150,00 ou R$ 180,00, mas foi em outubro do ano passado, de qualquer forma é muito fácil de comprar lá. Assim que você desembarca, antes de passar pela imigração tem dois guichês, um você compra o visto e ao lado você troca dinheiro, muito tranquilo. Sabe que precisa da vacina contra febre amarela né?

Dani disse...

Oi Cris! Ah ta... então é bem fácil tirar o visto lá, que bom!
Sim, eu tomei a vacina em 2008, por sorte tenho o comprovante, então vou tirar o certificado de vacina talvez essa semana!
Muito obrigada!
Beijos