domingo, 26 de junho de 2011

O que dizer?

Normalmente sei o que dizer em qualquer situação, fui treinada para isso, fiz faculdade para isso, fiz pós, especializei, e faz 15 anos que trabalho com isso.

Estudei, treinei também para saber quando calar, tudo dentro de um contexto, controlado, especifico e normalmente por 50 minutos sei quando calar e quando falar, e me considero boa, afinal sou psicóloga, e entre outras coisas, é isso que fazemos.

Mas nunca, em nenhum momento da minha vida pensei viver o que vivi dia 23 de junho de 2011.

Estive ao lado de uma mãe segurando a mão de seu filho gravemente doente em seus últimos minutos de vida, e já sabíamos que estava perto, ela já sentia isso, eu também. Os médicos foram extremamente carinhosos a equipe de UTI também, a cada visita, a cada troca de plantão ele era visitado, mimado e acarinhado. 

 Isso por que antes de ser entubado para poder respirar, ele já tinha conseguido com simpatia e carisma conquistar a todos com um lindo sorriso. E o sorriso dele era fatal... E como era! Junto, vinha um olhar profundo e penetrante de brinde, era parte do kit herdado de sua descendência árabe, impossível ficar imune! Sim...impossível! E a gargalhada então!

 Um dos irmãos foi em casa o outro foi buscar alguém, saíram à contra gosto, a vontade era ficar, mas foi preciso, então foram.

Estava eu de plantão na porta da UTI esperando minha amiga querida sair para poder abraçá-la.

Ela finalmente sai e diz: 

- Cris, preciso ir ao banheiro, depois você entra comigo?

Eu disse:

-Claro!

Entramos as duas de mãos dadas, e lá está ele. Inconsciente, em coma induzido, e como nas outras vezes, entramos, falamos com ele, cumprimentamos com beijinhos nos espaços onde não havia tubos, máquinas ou curativos e ficamos ali. Por alguns segundos sem palavras.

Estou consciente da questão do tempo, a mãe também! Logo ela começa a falar com ele e entendi que este era o momento de apenas calar!

 Comecei então a falar os mantras do Reiki, mas eles saíam quase que automáticos, não conseguia me concentrar, meus pensamentos estavam confusos e me culpava por não estar conseguindo. Ao mesmo tempo entendia que o que estava por vir, era grande demais, então, sabia que precisava continuar. 

Fechei os olhos apertados na tentativa de focar minha atenção, e no segundo seguinte percebi que não precisava fazer isso, precisava apenas dirigir meu olhar amoroso, e deixar fluir de todas as formas o imenso carinho que sentia por aquele menino que ali estava. E foi o que fiz.

Ouvia o bip da máquina, controlando os batimentos cardíacos e as palavras daquela mãe a acarinhar seu filho com imensa ternura. Era possível apalpar o amor naquele momento de tão forte que estava manifesto!

E então segue o momento mais impressionante que vivi em toda minha vida!

Estamos segurando suas mãos, ela de um lado e eu de outro, então ela começa a falar:

- Filho! Meu amor, você sabe como a mãe te ama! Você é um filho maravilhoso! E eu estou muito orgulhosa de você! Pela coragem que você teve, pelo esforço que você fez, e entendo que você esteja cansado meu amor! Não se preocupe com a mãe, eu vou ficar bem. Apenas vá! Pode ir meu filho! Eu te amo!

Enquanto falava, beijava sua mão e braço acarinhava seu cabelo em gestos calmos, sua voz era firme, em nenhum momento demonstrou fraqueza, estava segura naquele momento.

O bip continuava o seu trabalho e neste momento as enfermeiras começaram a fechar as cortinas de outros pacientes, pois perceberam o que estava acontecendo ali, e aos poucos estavam todas atrás de nós.

E ela continuava.

- Eu te amo tanto meu filho, como eu te amo! Mas agora pode ir.


Ficamos todos em silencio e por fim o bip silenciou também. Ele foi.
A médica entrou, puxou o estetoscópio, averiguou e atestou o horário: 19:33.
O que seguiu não precisa contar basta imaginar.

Na hora não consegui, mas agora me pergunto que força é essa, de onde vem!
 Que poder é este que uma mãe tem de estar ligada ao seu filho desde as entranhas do seu ser, que o faz nascer para a vida e ao mesmo tempo alcança com a voz o profundo de um coma.

 Que força é esta que Deus deu às mães e somente a elas, que alcança em qualquer situação o melhor para o seu filho, mesmo que seja de forma definitiva.

Que poderoso é o sentimento de uma mãe, que reconhece na dor profunda o momento de entregar novamente seu filho amado ao criador!

Consegui poucas respostas, mas uma parece ser a melhor de todas.

O AMOR, este amor incondicional de mãe que alimenta, que nutre, que protege e que entrega. Somente este amor é capaz de dar força para um momento assim.

Mais tarde, enquanto aguardávamos os trâmites necessários, ela me pediu:

- Cris, por favor, divulga a importância da presença amorosa dos pais na vida de seus filhos, somente isso nos dá força para um momento como este.

Respondi:

- Sim amiga, divulgo com certeza!

E aqui esta!

Deixo aqui meu registro de profunda admiração a esta mãe, pela coragem e força, pelo grande exemplo que presenciei de amor incondicional e verdadeiro. O que me fez pensar e refletir sobre vários aspectos da vida e com os quais ainda estou a me questionar.

Sabemos, sentimos que ele foi em paz, foi um grande guerreiro! Corajoso, forte e resistiu á muitas intervenções, e à ele minha total admiração também!

Que Deus esteja com vocês, amparando e guiando sempre!

Com amor e afeto para esta família!

14 comentários:

Simoni disse...

Lindo! Emocionante! Perfeito! Verdadeiro!

Cris disse...

Obrigada Si, vc é testemunha disso! Bjão

Lu Bertolli disse...

Nao sei nem o que dizer... as lágrimas já dizem! Cris, pode ter certeza que vc estava ali prá que ambos tivessem força! Amor de mae, é sem dúvida o maior de todos!

Cris disse...

Lu...espero que sim...de todo meu coração, espero que sim!

Anônimo disse...

Emocionante!!!

Amiga, de todo o colo e conforto pra essa mãe.

Que Deus a console e abraçe essa familia.

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Aurea de Holanda disse...

Cris, que vivencia...que momento forte, e vc estava ali, não por acaso, é porque vc tem um coração transbordante de amor e foi o amparo emocional dessa mãe especial. Triste a situação, dolorosa mesmo, mas de um amor intenso, admiravel. Bjs amiga e me orgulho de vc!

Cris disse...

Aurea minha flor, obrigada, mas o mérito é todo desta mãe e seu amor incondicional. Eu apenas assisti o exemplo maravilhoso que ela deu e que precisa ser dividido. Um beijão!

Rafaella Reginato disse...

Cris, maravilhoso a forma em que você descreveu, você é maravilhosa, mesmo em meio a tribulação vc sofrendo também como todos, teve forças para dar e consolar, primeiro essa mae MARAVILHOSA,GRANDE MULHER,se como sogra é perfeita pense como MAE,sabe hoje vejo que Deus criou as mães para dar uma baita ajuda a ele pois é incomparavel o amor incondicional de uma mãe, por isso em específico para a Vera essa mulher que eu amo e admiro hoje eu digo.... Teus braços sempre se abrem quando precisam de um abraço. Teu coração sabe compreender quando precisam de uma amiga. Teus olhos sensíveis se endurecem quando precisam de uma lição. Tua força e teu amor dirigiram pela vida todos seus filhos e as pessoas que te conhecem e deu as asas que precisavam para voar. Você é maravilhosa sempre uma mulher espetacular. E para o meu ETERNO amor....O primeiro amor dá demasiadas alegrias, mais do que a alma foi concebida para suportar. É por isso que a alegria dói - porque parece que vai acabar de repente. E o primeiro amor dói sempre demais, sempre muito mais do que aguenta e encaixa o peito humano, porque a todo o momento se sente que acabou de acabar de repente. O primeiro amor não deixa de parte um único bocadinho de nós. Nenhuma inteligência ou atenção se consegue guardar para observá-lo. Fica tudo ocupado. O primeiro amor ocupa tudo. É inobservável. É difícil sequer reflectir sobre ele. O primeiro amor leva tudo!! Diz-se que não há amor como o primeiro e é verdade.
Demorei uma hora em conhecer-te e só um dia em apaixonar-me. Mas me levará toda uma vida conseguir esquecer-te. TE AMO ONTEM TE AMO HOJE E VOU TE AMAR SEMPRE!!!
Cris e você sem comentarios, pessoa maravilhosa que Deus abençoe muito sua vida hoje e sempre!!!! Amo vc amiga e muito!!!!

Cris disse...

Muito lindo o que vc escreveu Rafinha, lindo demais! Mas juro por Deus que não tenho mérito nenhum, mas digo que este exemplo me calou na alma! E esta sim é uma lição de amor que precisa ser lida e sentida por todos! Bejão, tb te amo querida!

Luisa disse...

Nossa, impossível não se emocionar. Deus dê força para essa mulher e sua família. Beijos, Cris!

Cris disse...

Oi Luisa! Esta é a mãe mais linda que conheço! Com o exemplo mais marcante e profundo de amor que tive a honra de presenciar. Ela é linda em todos os sentidos e em todos os momentos! Beijo querida!

Patrícia Larini disse...

Amiga Cris......linda e amorosa sempre.....a emoção que senti ao ler esta história foi imensa....senti como se estivesse presente ao acontecido....esta mãe é um exemplo a ser seguido....felizes nós as mães amorosas e apaixonadas por seus filhos....que vivemos a maternidade como opção de vida e prazer. Mais feliz eu sou por te ter em meu coração e ser sua amiga!!! Ameiiiii seu blog!!
Beijos enormes!
Patrícia

Cris disse...

Patricia! Minha amiga querida e de quem tenho tanta saudades! Minha testemunha de infancia feliz! Sim amiga, esta mãe também é minha amiga e tenho dedicado à ela minhas orações e carinho, ela foi e é maravilhosa! Linda e extremamente amorosa! Amo ser sua amiga também! Adorei a sua visita! Beijo enorme!

Luisa disse...

Oi Cris!
Criei meu blog novo:
http://diariodadanis.blogspot.com/
Estou te esperando! =)
Beijos