sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dicas de Viagem

Vai viajar? Então dá uma passadinha por aqui!


     Certeza que algumas coisas voce já sabe, alguns cuidados comuns sobre roteiros viagens etc...aqui estão dicas vividas e outras que não precisei viver para aprender, mas o gosto por ser turista me motivou a buscar estas informações para evitar ao máximo situações desagradáveis, por que os imprevistos são uma constante em viagens, ainda bem! Afinal que histórias teríamos para contar se não fossem as aventuras e recursos internos que nos surpreendemos utilizando  quando alguma coisa sai fora do planejado não é?
      Então, para deixar o imprevisto apenas para o agradável e a surpresa para o que é bonito dá uma olhada!

   Sempre que possível, ao fazer seu roteiro de viagem busque o máximo de informações a respeito do lugar tais como: Pontos turisticos, restaurantes, hotéis, compras etc.., pergunte a quem já foi, use internet, livros, agências. Se voce é do tipo que coloca o dedo no mapa e decide para onde ir, mesmo assim dou uma dica, veja se o lugar para onde voce vai não estará em feriado nacional, estadual ou municipal, isso já aconteceu comigo e garanto, não foi legal!

  Mesmo em viagens nacionais, tenha sempre caixinha de primeiros socorros, com os medicamentos que voce precisa, seja de uso contínuo ou aqueles que surgem em imprevistos tais como: remédios para dor de cabeça, estômago, curativos, dor de dente, antitérmicos, prisão de ventre, e para gases. Acredite! São muito úteis após longas horas de vôo. Em viagens internacionais é muito dificil conseguir comprar em farmácias qualquer medicação que seja de uso controlado, por isso fique atento, faça uma boa reserva da sua medicação de uso contínuo, se houver um imprevisto de tempo voce não irá passar apuros com a falta deles.

Dá uma  boa conferida nos seus bilhetes de viagem, confirme os horários de vôos e esteja no aeroporto com 3 horas de antecedência, apesar do recomendado ser de 2 horas, é possível acontecer imprevistos que voce tenha que  voltar em casa, desta forma voce terá tempo hábil para ir, voltar e viajar.

Coloque Tags nas suas malas com seu nome, endereço, telefone e sempre que possível coloque um identificador como uma fita de cor chamativa ou um lenço, isso vai facilitar o seu reconhecimento além de voce não correr o risco de sua bagagem ser resgatada por outra pessoa com uma mala igual a sua.

 O uso de protetor plástico é muito útil, isto evita que sua mala seja violada, e protege muito das esteiras e solavancos pelas quais ela irá passar, tive uma mala perdida nesta situação, chegou sem alça, rasgada e com o zíper arrombado. Você encontra na maioria dos aeroportos serviços para  isso.

   Use a bolsa de cintura, aquela que vai colada ao corpo com elástico para guardar seu passaporte e dinheiro nos deslocamentos que você fizer, seja por avião, carro, navio, carroça, bicicleta...

Use uma roupa e sapato confortável para viajar, algo que lhe dê comodidade, evite salto alto, botas, roupas curtas, apertadas ou decotadas, não são confortáveis para percusros longos e podem lhe causar constrangimento quando voce dormir por exemplo. E tenha um cuidado especial com os pés, muitas pesssoas quando tiram os sapatos dificultam a permanencia do passageiro da poltrona ao lado. Já passei por isso e tive que pedir para a aeromoça me trocar de lugar, foi muito constrangedor para todo mundo, era impossível ficar ao lado do chulé mais ardido que vi na vida!

Se você é do tipo que senta e levanta, escolha as poltronas de corredor para não incomodar os outros passageiros.

Em viagens muito longas, é importante levantar fazer caminhadas pelo corredor e alongar-se de vez em quando, isso vai ajudar a sua circulação.

 Na sua mala de mão leve seu material de higiene, casaco e uma muda de roupa para o caso (tomara que não aconteça com você!) da sua mala extraviar, se isso acontecer você terá algo limpo para usar enquanto espera.

 Leve colírio, eu indico Lacrimaplus é ótimo e tem a composição igual à lagrima humana, por que os olhos ficam ressecados .

Leve soro para o nariz, ajuda e muito! Principalmente se voce estiver gripado, pois, nas decolagens e aterrisagens a pressão faz doer os ouvidos e se o seu nariz estiver entupido a dor nos ouvidos será insuportável. Se o soro não resolver, pegue dois copos coloque um guardanapo de papel em cada um derrame um pouco de água para ficarem bem molhados, coloque um copo em cada ouvido, a umidade dará alívio imediato, uma aeromoça fez isso para meu filho que estava com uma gripe super forte e deu resultado.

Leve lenços umedecidos, são uma bênção pode acreditar, e na mesma onda um álcool gel em um frasco pequeno de 30 ml também é muito útil.

 Eu tenho um cópia autenticada do meu passaporte, que  levo para todo lugar quando estou a passeio, para evitar perder ou no caso de assalto não ficar com um problemão daqueles! Já usei em vários lugares e foi bem aceito no caso de compras com o cartão de crédito.

 Falando em cartão de crédito, verifique a data de validade, se possível leve dois para o caso de algum ter problemas para liberar as compras.

 Tenha sempre consigo e bem à mão, o endereço e telefone do local  onde está hospedado, de preferência um cartão, para não correr o risco de não saber voltar.
 
 Aconselho deixar no cofre a maior  parte do seu dinheiro e andar com um valor estimado para os gastos do dia, deixe também seus objetos de valor trancados lá.

Sempre que estou em hotel, tenho o hábito de deixar as malas fechadas com o cadeado, seguro morreu de velho.

À noite muita gente não se preocupa em chavear a porta ou colocar a tranca, eu sempre faço isso, principalmente por que sei de situações em que turistas desprevenidos foram surpreendidos com drogas e outros tipos de mercadorias colocadas em suas malas à noite ou em momentos de ausência e só foram perceber o acontecido quando chegaram para o embarque no aeroporto . Não é paranóia, acredite, muita gente faz este tipo de coisas.

Carregue com você barrinhas de cereal, sachês de sopa e café são um ótimo suporte para os  de intervalos de refeições, ou até mesmo quando não for possível fazer uma refeição. Já fui salva inúmeras vezes por esta maravilhosa tecnologia.


 Bem por enquanto é isso, beijo e até mais!

Um comentário:

Ivonete Matoso disse...

Olá vizinha querida, adorei seu blog, dicas ótimas! Desejo e vou fazer muitas dessas viagens, bjão