terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

18 - O Passeio de Camelo!



Aprendi algumas palavras em árabe, mas tenho certeza que uma delas jamais esquecerei: “Yala”. 
 Foram tantas vezes que eu e a Pri ouvimos esta palavra que certamente estará incorporado no meu vocabulário ocidental!

Descemos da pirâmide absolutamente em êxtase! É uma mistura de medo com surpresa! Visitamos tantos templos, com esculturas absolutamente lindas, pinturas e obras magníficas!
 Pessoalmente conheço lugares incríveis, mas nenhum deles me proporcionou tamanha surpresa e emoção como esta pirâmide!

Difícil mesmo é acalmar o Haissan, sempre que estamos sós, eu e a Pri comentamos o que poderá ser.
Ele é boa pessoa, sério, é mesmo. Mas tem uma ansiedade quase contagiante, olha no relógio seguidamente, sempre preocupado com o tempo, acha que se demorarmos muito em algum lugar não dará para visitar o próximo. E assim, ficamos a ouvir: “Sahara! Amira! Yala bina!”

Vamos agora fazer um passeio imperdível no Egito. Definitivamente, visitar as pirâmides e não passear de camelo ou pelo menos tirar uma foto é como entrar na água e não se molhar.

Concordei com a pressa do Haissan desta vez.

O dia está ajudando, está calor, mas tem um vento agradável, enquanto nos encaminhamos para os camelos, observo a grande fila de visitantes tentando entrar na pirâmide, lembrei do pequeno corredor de acesso, e fiquei aliviada por já ter estado lá com poucas pessoas!

Chegamos! Descemos da Van e percebe-se um numero bastante grande de turistas negociando com os donos dos camelos, não percebi na hora, mas agora quando lembro fico muito brava! Pagamos uma fortuna por este passeio! E aí que fico mais furiosa com o guia, pois ele foi o responsável por isso, por que é conhecedor dos valores e mesmo assim nos deixou passar por isso. Que saudades do Abdul!

Escolhemos os camelos e começam as orientações! Segura aqui, levanta ali! E lá vamos nós!

A Pri estava com uma dor nas costas e quase desistiu! Ainda bem que resolveu tentar. Por que foi muito legal!

Nosso condutor devia ter uns doze anos no máximo!  Mas muito sabidinho, fez as fotos, e ainda arriscou uma conversa em inglês!


O passeio é bem curto, nem de perto os 20 minutos que compramos! Fomos até um lugar para fazer as fotos com as pirâmides como fundo e começamos a volta. Mas mesmo assim rendeu alguns minutos de aventura! Olha só!

Por causa do vento em alguns momentos tem chiado... Sorry!




 

O meu camelo é muito simpático, apesar de saber que todos têm esta carinha de “riso” o camelo da Pri é mais tímido.
         
Fiquei com pena deste camelinho aí, tadinho... Olha o tamanho da tiazinha que ele está carregando!

   Vida de camelo deve ser difícil!

Mas de toda a experiência, o melhor é a descida! Nossa! Ele primeiro dobra as patas da frente e depois as de trás! Acho que dava para ouvir nossos gritos de dentro da tumba do Faraó!

Eu não sabia se me segurava, se pulava ou se pedia ajuda! De qualquer forma, enquanto eu pensava isso, o camelinho já tinha descido.

 Daí foi a vez da Pri... Virgem Santa! Ela me ganhou! As duas falavam ao mesmo tempo! Eu dizia:

- Pri, segura na frente com os dois braços esticados!

Ela dizia:                       

- Ai meu Deus! Eu vou cair, cuidado moço!     
           
- Aaaaai... Eu vou caaair! Cuidaaadooo!

Comecei a ficar nervosa ao perceber a legitimidade do momento! Ela estava realmente apavorada!
O menino só ria! Eles devem ter um ótimo humor, pois ao final do dia quando se encontram com certeza que eles falam dos turistas malucos que tiveram!

Graças a Deus ela desceu bem! Tadinha da minha amiguinha, depois até riu, mas o momento foi tenso!
Não sei não, mas acho que o meu camelo estava rindo disso!


                                                                Tá rindo sim!


                    Agora é gargalhada!                                  
       
Quando eu olhei para o Haissan ele também se dobrava de rir! Tivemos que concordar... A cena foi boa mesmo! Até o camelo achou.

O passeio foi ótimo, mas agora imagina o que ouvimos?

- Yalaaa!

Conhecer a esfinge!
            
                                         
                                                 

2 comentários:

Virginia disse...

oi tita adorei a historia!! Bj Mana

Olívia Barros disse...

Poucas vezes vi um blog que expressa de verdade o prazer em visitar os lugares. Parabéns. Você é uma delas.
Abraço.