terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As Cores da Praça Tahrir



No momento em que estou a contar sobre as histórias acontecidas no Egito comigo e com a Pri, em Outubro último, sinto uma vontade moral de comentar sobre o que está acontecendo por lá.

Ao chegar à cidade do Cairo, lembro de comentar que a cidade era bonita, mas não era colorida, isto está no filme do post seis.
Hoje ao ver as diversas imagens do povo clamando por democracia percebo o quanto estava errada!

O colorido não é aparente no Egito, estão sob as burcas e nos modos contidos, todos fundamentados por suas crenças, bem como, na forma gentil e generosa do Abdul a nos guiar e nos modos ansiosos, impulsivos e às vezes até infantis do Haissan.

Sem querer, ambos me fizeram entender o seu país de uma forma muito peculiar.

O Abdul sendo um senhor calmo, culto e experiente é a cara do Egito antigo, e o Haissan com a sua jovialidade, pressa e ansiedade é o Cairo nos dias de hoje.
Não imagino o Abdul na praça, mas me preocupei com o Haissan, impulsividade é a cara dele! É possível ver isso nas narrativas que fiz sobre a viagem e principalmente sobre ele.

O Colorido do Egito que durante 30 anos esteve oculto sob a forma de uma ditadura que empobreceu seu povo, finalmente libertou-se! As cores têm vozes e as vozes têm almas que clamam e lutam por seus direitos. Que lição este povo nos dá!

O Cairo é colorido sim! Eu estava enganada, as cores estão na Praça Tahrir!

Lamento profundamente pelos mortos deste processo, rezo diariamente pelos feridos, bem como pelos mortos e feridos da nossa tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, mas ao contrario daqui, vejo lá um povo que luta, vai ás ruas, reclama, conclama, briga por seus direitos, entrega-se literalmente de corpo e alma ás suas reinvidicações. Quem sabe aprendemos algo!

Por aqui, estarei acompanhando, torcendo para que o Egito tenha sucesso! E como diz a Barbara, uma nova amiga da net, estarei esperando para ver “Um Egito mais iluminado!!”
Inshaa Allah!

Conheçam o Abdul e o Haissan!



E deixo aqui por eles representados, minha homenagem ao povo egípcio!



Beijo e até mais!

 

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal, é isso mesmo que encanta a gente no Egito, as pessoas que encontramos por lá

beijos
Marina - www.egitoebrasil.com