terça-feira, 29 de março de 2011

Escolhendo a Escolinha!


Eu sei...meu blog é sobre viagens ! Mas o que vou escrever foi o melhor de todos os roteiros que já fiz até hoje!

Para entender: Resolvi fazer um blog de viagens para contar as aventuras e desventuras minha e da Pri pelo Egito. Fazendo pesquisas encontrei o blog da Barbara, que morou no Egito e que prontamente se dispôs a me ajudar. Ela tem um blog muito legal passa lá! www.barbarasaleh.com

O momento da Barbrinha é o de entendimentos, descobertas, decisões e aprendizados sobre o mundo infantil, afinal ela é mãe do maravilhoso Kassem, que se não me engano vai fazer dois aninhos. Ele é lindo demais!

Então, assisti o programa onde ela e o Kassem foram o assunto, pois a abordagem era sobre o sono que insistia em se esconder deste menininho que acordava várias vezes durante à noite. Neste programa foram abordados vários temas e encaminhamentos relacionados com o desenvolvimento infantil, e é aí que eu entro.

Antes de poder fazer as malas e viajar tranquilamente pelo mundo, me formei em psicologia cursando à noite, criava o Victor que na época tinha quatro anos e trabalhava manhã e tarde. Tudo isso graças à ajuda do meu marido hiper fofo e companheiro.

E com a ajuda dele e da minha irmã montamos uma escola infantil que se chama Anjinhos & Cia.

E é por isso que este post agora existe para dividir com você Barbrinha e com todas as mamães que chegarem a minha experiência de oito anos como a “Tia Kis”, isso mesmo, o “R” não saía de jeito nenhum quando eles me chamavam,  amo este nome!

 E este post é dedicado ao meu professor Victor e a todos os meus aluninhos da escolinha que hoje são lindos rapazes e moças entre os 14 e 16 anos.

 Ei psiu! A tia Kis ainda ama muito vocês!

Sejam todas bem vindas à salinha da tia “Kis”


 
Tema de hoje: A escolha da Escolinha


Quando me formei percebi na minha cidade em Pelotas- RS uma carência muito grande em educação infantil e resolvi fazer uma escolinha daquelas onde mães e filhos tivessem o grande prazer em estar, o nome é Anjinhos & Cia. Existe ainda, para minha alegria!
 Precisei vender quando meu marido veio transferido para Curitiba, e felizmente quem comprou foi uma professora que eu gostaria de multiplicar por 1000...de tão talentosa que é!

Por que falo nas mães? Porque a primeira adaptação é das mães, e aqui começam as dicas que espero que você goste:

1) Uma escola legal, é aquela onde nós mães entramos com vontade de ficar também, ou seja, você entra e percebe instantaneamente um ambiente acolhedor e gostoso, ela deve atender primeiro a expectativa da MÃE!

obs: Olha só, nosso filho confia em nós certo? Se ele percebe nosso sentimento de receio ou medo em qualquer situação a criança irá imediatamente ter o mesmo sentimento.

2) A escolha da escola deve atender alguns critérios:

a) Boas indicações
b) Boa localização
c) Local TOTALMENTE adaptado para crianças (pode parecer bobagem, mas está cheio de lugares que dizem ser escolinhas e estão todos irregulares)

3) Ao fazer as visitas aconselho ir primeiro sem a criança será menos cansativo e você poderá posteriormente levá-lo apenas naquelas que você mais gostou.

O que observar:


1) Quando você for falar com a pessoa responsável pergunte, pergunte pergunte!

a) Quantas crianças em cada sala
b) Quantas ajudantes em cada sala
c) Qual a formação destas pessoas
d) Há quanto tempo trabalham com crianças e naquele local
e) Como é a hora da higiene, escovação de dentes, pipi etc...
f) Como é a hora do lanche
g) Qual é a rotina do dia

Pergunte mesmo...elas estarão com o seu tesouro! E se a escola é séria até vai gostar de responder estas perguntas.

e) Que atitudes eles tomam quando uma criança chora, se machuca ou quando eles  precisam chamar a atenção dela.

f) Qual linha educacional eles trabalham, tipo...como é feito o preparo educacional
das crianças.

g) Como é feita a devolução do desenvolvimento do seu filho, e com que freqüência.

h) Pede para ver as crianças brincando e observe como elas estão, se estão rindo, descontraídas, se tem muitas crianças chorando ou quietas, este é um ótimo indicador para avaliar o tipo de encaminhamento que a escola dá.

obs: Não se deixe levar pelo discurso, use seu coração! Tem muita escola com nome famoso que tratam as crianças como se elas estivesse num quartel...fica atenta!

O que observar:


a) As tomadas devem estar todas cobertas
b) Móveis arredondados, sem pontas ou quinas
c) Chão limpo e em locais de alto tráfego com antiderrapantes
d) Brinquedos em bom estado, bem como o material da sala de aula
e) Quais os profissionais que estão disponíveis para conversar com os pais, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, recreacionistas...etc...
f) Portas de saída da escola, como é a proteção e o acesso.
g) Quais as atividades extras que a escola possui: natação, judô, musica, teatro...
h) Como é feito o acompanhamento nestas atividades (IMPORTANTÍSSIMO)


Próximo tema:

  - Vantagens e desvantagens de escolas grandes x escolas pequenas.

 
Super Beijo!

Cris

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que linda!!!

Amei esse post, com certeza passarei para muitas mamães que assim como eu estao a procura de um lugar maravilhoso para seus filhotes!!!

Obrigada por abrir esse espaço no seu blog, abrir seu coração, usar seu tempo e dividir sua sabedoria.

Um beijo grande e um abraço apertado!

Fiquem com Deus

Barbrinha

alicecampos disse...

Muito útil o post! Obrigada!