domingo, 10 de junho de 2012

O Outro lado do espelho...

Este post nasceu originalmente como um comentário da Rosemay  que foi evoluindo, evoluindo e alcançou o céu... Olha que lindo este outro lado!

Beijo carinhoso.

Cris.

                                    Imagem do google

Ao ler o que você escreveu Cris, tive vontade também de escrever sobre o outro lado da relação terapêutica... Num desejo único de dizer às pessoas o quanto é gratificante estar em processo... Estar em movimento!!!

Enquanto lia, me enchia os olhos sentir e vivenciar cada uma das suas palavras. Por que fazer terapia é sim, lidar com dores emocionais, mas é também um grande meio de crescimento!

Fazer terapia exige muito... Exige coragem... Exige humildade... Exige vontade acima de tudo. Ouvir verdades não é tarefa fácil, mas é um aprendizado único!
Há um ano e meio eu vivia a fase mais dolorosa de toda minha vida, não havia em mim mais nenhuma força, nem asas, nem mesmo uma corda em que eu pudesse me agarrar para voltar à tona. Tudo era escuridão e dor. 

Mas a vida é tão perfeitamente organizada por Deus, que num dia muito chuvoso Ele me fez ir a um endereço, com objetivo de fazer uma consulta. Na saída, enquanto esperava o elevador, me deparei com uma porta que chamou minha atenção imediatamente. Eu precisava de ajuda, era só o que eu sabia que precisava de ajuda!

Sem dúvida alguma fui guiada pelo meu anjo da guarda, que insistentemente me mostrava que ali, naquela porta estava o caminho de cura... E eu fui!
Encontrei naquele dia tão especial uma pessoa linda, afetiva, de olhos verdadeiros e que com uma firmeza impressionante me dizia que era possível sim, eu podia acreditar novamente!!!  E eu acreditei! Foi o maior acerto de toda minha vida! Abençoado acerto!

A partir deste dia comecei a entender o que é fazer terapia e acreditem isso não é coisa pra loucos... É sim, o maior presente que alguém pode dar a si mesmo, afinal, quem não gosta de  evoluir , de aprender , de ver a vida com  olhar amoroso ?

 A terapia leva ao autoconhecimento... Não existe julgamento como diz o texto, nem críticas, terapeuta não é juiz!

Ao tratar das dores emocionais, a terapia bem conduzida (isso é absolutamente importante) faz com que algo fantástico aconteça:
Nos  apropriamos da nossa “chave da vida”...passamos a ser protagonistas, abrimos e fechamos qualquer porta que desejarmos!  Não existe na vida nada mais saboroso que isso!!! Descobrimos o poder das nossas asas!

Muitas vezes, e em grande parte da terapia vivemos momentos cruciais , onde olhar para nossas próprias dores e comportamentos não é tarefa fácil . Talvez também por isso muita gente desiste...fazer  terapia dói sim...dói muito em vários momentos. A gente mexe em feridas da alma e até que elas sequem a dor é inevitável, faz parte. Mas assim é também com nossas dores físicas, para curar qualquer machucado é necessário seguir o tratamento, com esforço e disciplina.

Mas os resultados são simplesmente fantásticos! Pense que você pode vir a fazer coisas que jamais se imaginou fazendo, se imagine com o poder para decidir sobre o que quer e o que não quer mais para você, sinceramente, ser livre e provar dessa sensação é como estar em pleno voo mesmo!

Quem faz terapia é, antes de tudo uma pessoa que acredita em si mesma, que entende que a vida pode ser bem melhor do que nossas vivências nos levaram a acreditar e que qualquer dor pode ser transformada em crescimento e aprendizado!

Hoje sinto uma felicidade imensa por ter enfrentado tudo para pegar a minha vida nas mãos!!! É possível perceber que nem mesmo o choro de dor é igual  e a tristeza dura apenas o tempo necessário pra aprender uma nova lição.

A vida da gente jamais vai ser perfeita... Os obstáculos e dores vão continuar existindo, o que muda totalmente é nossa visão sobre tudo, vamos adquirindo ferramentas necessárias para lidar com os problemas e aprendendo a viver com mais leveza, com mais alegria, com mais harmonia... Com mais amor!

Adorei  esse texto Cris...e foi inevitável a vontade de dizer o quanto de verdade existe em cada uma das suas palavras.

Penso sempre na infinidade de mergulhos que você precisa fazer ao desconhecido para trazer pessoas à luz do dia novamente. Sua profissão é admirável!

E é uma grande verdade que o bom psicólogo é aquele que sabe fazer as melhores perguntas! Não acredite que você receberá as respostas assim... Prontinhas, como num passe de mágica! Isso não existe! Nem sempre é fácil como eu já disse, mas em compensação , quando você descobre...ai...quando você começa a descobrir o seu poder , nossa! Daí sai pulando pelo consultório, fica rodopiando e rindo feito criança e dando abraços de balançar! la..la...la..Melhor coisa do mundo!!!!!!

 E sabe o que é mais lindo? Esse processo nunca mais acaba... Nasce um afeto tão único, um grande amor que passa a viver dentro da gente, para sempre.

Rosemay Waldrigues de Almeida

Nenhum comentário: