segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gentileza gera...



Quase que dando continuidade ao post anterior, ando realmente me perguntando sobre qual nosso papel neste mundão de Deus!

Não escrevi semana passada, pois estive envolvida em um projeto que esteve e ainda está utilizando quase todos os meus neurônios até mesmo quando durmo, mas definitivamente está difícil não comentar algumas coisas que aparecem gritantes ao meu entender.

Alguns dias atrás houve em Curitiba a “marcha das vadias” comentei em uma rede social a incoerência deste protesto onde a mulher desfila nua para reivindicar respeito, acho isso contraditório, já que por definição de sociedade devemos respeitar as pessoas, caminhar nua com o corpo pintado para pedir respeito não parece atender este conceito mas...

Daí ligo a televisão e assisto um ditador dizimar seu povo, matando civis por que não quer sair do cargo vitalício de boa vida, ninguém consegue fazer nada por que dois países sempre votam contra qualquer tipo de sanção para dar fim a isso, e as pessoas continuam morrendo.

A policia mais do que nunca está matando primeiro para perguntar depois, foram-se deste mundo dois jovens em situações idênticas, assassinados pela policia.

Um jovem entra no cinema, atira e mata mais de dez pessoas, fere mais de cinqüenta e deixa no seu apartamento várias bombas prontas para explodir.

Nossos políticos então, nem vou comentar, que país para produzir corruptos! Que vergonha tenho disso!

Sério, estou me perguntando onde eu estava antes de 2012, por que não me lembro de ter presenciado nem sentido tantas variações emocionais como agora e já entendi que este é um sentimento comum pela reação das pessoas do post anterior, mas é também um movimento meu, interno, revolucionário e sem volta, será que este ano trouxe algum kit extra de percepções? Ou está tudo mesmo permeado de maldade, descontrole, as pessoas apertaram o “F” para o correto, para a gentileza para a educação. Que é isso?

A loucura está solta pelo mundo, e está forte, veio junto com a insanidade, na verdade acho que é uma gangue, do tipo:”Vamos acabar com tudo!” E estão por aí! Nas ruas, passando por nós pelas calçadas, comendo nos mesmos restaurantes, comprando nas mesmas lojas, podem ser até mesmo nossos vizinhos. Quem duvida?

O que aconteceu com as pessoas? Nosso ponto crítico ficou tão bombardeado de noticias tristes que estamos como o sapo dentro da panela que não percebe a água ferver, faz tempo que não vejo histórias bem contadas de alguém que superou algo difícil, de alguém que tenha resolvido algum problema comunitário ou que tenha feito algo bacana por outra pessoa, se alguém souber, por favor me conte!

Estou inconformada com isso, mas o que fazer? Os bandidos são muitos e são fortes, estão armados de canetas e revólveres e eu sou apenas uma! Apenas uma!!

Ou não!

Buscando um alento para as minhas lamentações (rsrsrs), lembrei de uma técnica que utilizo muito no consultório, que é assim: Quando o quadro vigente é muito amplo, muito intenso, sempre volto ao começo de tudo, busco informações do nascimento, infância, adolescência e esta viagem sempre me dá recursos para resolver algumas dificuldades do presente. E lembrei que sempre fui uma criança risonha (ai, que saudades de mim!)

É o que estou fazendo, comigo mesma e com os que me cercam, já explico.

Muitas vezes pequenas atitudes transformam o dia e a vida das pessoas, possivelmente uma pequena gentileza feita por você ao dar um “bom dia”, dar a vez no transito, surpreender um desconhecido com um elogio, dizer “obrigada” ao garçom, pequenos gestos, pequenas bondades, não só com os amigos, mas com o desconhecido mesmo, com aquele que você não conhece, com aquele que provavelmente nunca mais você vai ver.

Estes gestos tem poderes incríveis! Surpreendentes e geram uma cadeia inimaginável de respostas positivas, e é esta a nossa reação contra o mal!

É praticamente impossível alguém ficar indiferente a um sorriso, mesmo que não demonstre, ele sempre traz luz, sempre provoca um sentimento bom, atravessa facilmente qualquer barreira, isso deve ser uma escolha interna, uma escolha pessoal que vai sobressair a qualquer movimento emocional que esteja passando, é a lei da ação e reação. Ela existe, garanto!

Alguém já disse: “Para que o mal vença, basta que os bons não façam nada”.

Vou fazer a minha parte, isso não quer dizer que estou entrando em um surto de “Pollyana”, e nem que vou sair por aí dando abraços e sorrisos indiscriminados feito uma lelé, mas quer dizer que estou disposta a tentar alguma coisa para tirar esta murrinha de inconformismo que tanto tem me inquietado.

E então ta a fim?

Por que de uma coisa eu sei: “Gentileza gera...

Beijo carinhoso

Cris.

2 comentários:

Anônimo disse...

pra variar ta lindo seu texto e assino em baixo, bjs Cris
Ronaldo

Anônimo disse...

PARABÉNS CRIS, TAMBÉM ME SINTO EXATAMENTE COMO VC, SINTO QUE TD ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO MAS TENTO FICAR FIRME E FORTE. TB ESTUDEI TERAPIAS ALTERNATIVAS E SOU REIKIANA. ESPERO QUE MAIS PESSOAS ACORDEM PARA O MUNDO E REFLITAM SOBRE NOSSO PAPEL NELE! FELICIDADES. REGINA SERIGATTO.